>Pan – deus dos bosques

>Pan é o deus dos bosques principalmente, mas também era deus do pânico, devido ao enorme medo que se dá ao andar sozinho na floresta durante a noite, ele era um sátiro (meio homem, meio bode).
Pan é filho de Zeus com Amaltéia, quando Tifon invadiu o monte olimpo, todos os deuses fugiram para o Egito e se transformaram em animais, Pan entrou dentro da água e tornou um bode, mas a parte submersa se transformou num rabo de peixe, fazendo uma criatura diferente, Zeus achou uma estratégia muito boa e por isso botou este momento nas estrelas, fazendo a constelação de capricórnio.
Pan se apaixonou perdidamente por uma ninfa chamada Syrinx, mas ela o rejeitou, afinal ele não era nem homem nem bode, mas mesmo assim ele continuou a persegui-la, Syrinx fugiu dele até chegar nas margens do rio Ladon, vendo que não tinha como fugir ela pediu para as ninfas do lago (naiades) que mudassem sua forma, sendo assim as ninfas a transformaram num bambu, Pan a alcançou, mas ao agarrá-la, viu que não era ela e sim um bambu, ao ouvir o som do bambu ele ficou admirado e cortou o bambu, fazendo uma flauta, que ele chamou de “Syrinx”, nós conhecemos a flauta como “flauta de Pan”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Grega. Bookmark o link permanente.

7 respostas para >Pan – deus dos bosques

  1. angélica disse:

    >Adorável essa história. Já ouvisse “a flute de pan” de Claude Debussy?

  2. >oii…estou lendo algo sobre mitologia, é incrível como gregos e romanos conseguem descrever com tanta emoção as vivências humanas… Parabéns pelo post…

  3. >Muito bom isso , gostei de mais :D'

  4. Ana Carla disse:

    >Legal é que meu sobre nome tbm é Pan! e vem de descendencia italiana XD!

  5. thomas disse:

    >so uma coreção pan não era um satiro , mas avia um satiro que o acompanhava, mas tirando isso esta tudo serto! muito bom esses post continue assim!!

  6. Anonymous disse:

    >Thomas, só duas correções, havia tem "h" e certo é com "c"

  7. Dedeco disse:

    >Thomas Caso volte a entrar em meu blog e entre nesse site agradeceria se você entendesse, que as histórias tem varias versões, porém Thomas a história de que Pan não era um sátiro eu nunca ouvi se quer falar, então se você puder me trazer a fonte em que você leu eu agradeceria muito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s