>Odin – Aquele que tudo vê

> Odin, deus da sabedoria, o deus mais importante da mitologia nórdica e provavelmente o mais conhecido (depois de Thor).
Na mitologia nórdica os nomes são muito importantes e praticamente tudo de valor tem seu nome, como Hliöskjalf, o trono de Odin, e Valaskjálf, seu palacio, entre outros muito conhecidos: Asgard, Valhalla.
Outra coisa importante é que mais do que qualquer outra mitologia, a mitologia nórdica é escrava das profecias, o maior exemplo disso é o Ragnarök (fim dos deuses) em que explica como cada deus morrerá e quem o matará.
Odin é o deus que tudo vê, filho de Borr com Bestla (uma gigante), irmão de Vili e Ve (Odin também pode ser chamado de Vodin) juntos, Odin, Vili e Ve, mataram o gigante primordial Ymir (Ímer, Imer ou Ymer também estão certos). Odin tem varios filhos mas os que mais se destacam seriam: Thor, Meili, Vidar, Vali, Bragi e os filhos com sua esposa Frigga: Balder (morto por uma flecha), Hoder (cego, acidentalmente matou seu irmão Balder devido a Loki) e Hermodr.
Loki diferente do que é dito em muitos filmes não é filho de Odin, ele foi adotado como irmão por Thor, e Odin respeitando a vontade de seu filho cuidou de Loki como seu próprio filho, mas só houve arrependimento, sem outra opção Odin teve que acorrenta-lo em grilhões até o Ragnarök onde ele se soltará e liderará o exército de várias criaturas das trevas para destruir os deuses.
Nem sempre Odin foi o deus da sabedoria, antes ele era apenas um deus guerreiro e muito curioso que se diga de passagem, sua curiosidade o levou até a fonte de Mimir, o gigante decapitado, então ele arrancou um de seus olhos e jogou no poço (não se sabe se foi o esquerdo ou o direito, pois é irrelevante) bebendo da fonte ele soube que para ele ser mais poderoso devia superar a morte e foi o que ele fez, se enforcou em um dos galhos de Yggdrasill (o freixo dos reinos) então ele foi ressucitado com mágica e em troca de seu olho recebeu dois corvos (Hugin e Munin) que são os seus olhos que tudo veem, eles voam incansavelmente por todos os mundos e informam tudo a Odin, além de seus corvos Odin conta com incriveis reliquias: a lança Gungnir e o Anel de Draupnir

Anúncios
Esse post foi publicado em Importante, Nórdica. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s